The A-TEAM TUNING GUIDE: In Portuguese!

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The A-TEAM TUNING GUIDE: In Portuguese!

Postby Supercharged86 » Sat Apr 02, 2011 6:11 am

As requested by some of our fellow members overseas, the A-team tuning guide translated for us by Bruno Silva, aka Vakeiros, Thank you.

da Força da Mola do Martelo e o Ajuste de Curso do Martelo por Ray and Hans Apelles ~ The "A" Team
Perigo: Todos os testes devem ser feitos com a arma apontada numa direcção segura!!!!
Existem muitas formas diferentes de afinar uma arma PCP. Os ajustes da força da mola do martelo e do curso do mesmo são praticamente tudo o que precisamos para ajustar a arma ao nosso gosto!
Este documento vai dar-lhe uma breve introdução aos ajustes e a partir daí efectuar os devidos experimentos para obter a performance desejada.
Princípios:
É necessária uma certa quantidade de força para que o martelo abra a válvula e assim disparar um determinado chumbo a certa velocidade. Isto pode ser feito de diversas formas. Num extremo temos o martelo a percorrer um longo curso e uma força da mola baixa. No outro extremo temos o martelo a percorrer um pequeno curso e uma elevada força da mola. E então existe tudo pelo meio. Cada método detém uma característica de tiro diferente. Cabe ao utilizador final decidir como quer ajustar a arma de forma a adaptar as suas necessidades às características de tiro.
Um ajuste de grande curso em conjunto com baixa tensão na mola resultará numa baixa força a armar a arma e uma maior duração da mola. Quando o martelo abre a válvula, a pressão do reservatório em conjunto com a mola de fecho da válvula vão fechar a válvula. Com uma tensão da mola de martelo baixa, é provável que o martelo seja atirado para trás o suficiente para trás o suficiente que faça com que volte a bater na válvula e voltar a abri-la gastando ar completamente desnecessário. Isto pode acontecer 3 ou 4x por tiro.
Um ajuste de pequeno curso em conjunto com uma elevada tensão na mola resultará num maior esforço para armar a arma e possivelmente um tempo
de vida da mola mais curto. Quando o martelo abre a válvula, a pressão do reservatório em conjunto com a mola de fecha da válvula fecha a válvula. Com uma força elevada da mola do martelo este não vai ser atirado para trás no fecho da válvula o suficiente para voltar a abrir a válvula, pode até acontecer que esta demore mais tempo a fechar gastando assim mais ar. Este método resulta numa descarga rápida e continua de ar que pode original maior barulho. Este método reduz a pouco ou nenhum o efeito “baloiço” do martelo.
O melhor equilíbrio entre o Longo Curso do Martelo e Baixa Força da Mola do Martelo com Pequeno Curso do Martelo com Grande Força da Mola do Martelo é o desejado. Este guia vai ajuda-lo a chegar à configuração que lhe trará a velocidade do chumbo desejada. Será ao encargo do utilizador chegar ao equilíbrio entre o seu objectivo e a configuração ideal. A configuração ideal irá originar a maior eficiência reduzindo a pouco ou nenhum o efeito “baloiço” do martelo, um esforço razoável para armar a arma e uma boa consistência entre tiros.
Seria uma boa experiencia de aprendizagem testar ambos os métodos de forma a aprender as características de tiro de ambos na mesma arma. Comece com uma baixa tensão de mola e um grande curso de martelo e depois teste com uma elevada tensão da mola do martelo e pequeno curso do martelo. Depois de aprender ambos conseguirá encontrar o equilíbrio entre ambos. Enquanto procura o balanço, se conseguir ouvir várias descargas de ar por tiro deverá aumentar a força da mola e diminuir o curso do martelo. Você estará à procura dum equilíbrio que é apenas descoberto por experiência. No final deste documento irá encontrar um método para determinar a pressão de carregamento e o número de tiros úteis por carga. É aconselhável achar este ponto de equilíbrio pelos dois métodos para no final se verem as diferenças no número de tiros úteis e na curva de velocidades e assim concluir a eficiência de ambos os métodos.
Depois de encontrar o ponto de equilíbrio em cada método, poderá determinar a configuração inserindo as chaves de ajuste nos respectivos ajustes e contar o numero de voltas a desapertar até aos pontos de paragem. Um exemplo seria 7 voltas da tensão da mola, 5 voltas no curso do martelo mantém o chumbo XYZ a 270m/s com uma carga de 2000PSI por 25 tiros. Deste modo poderá sempre fazer experiencias e voltar à configuração que tinhas antes.
Preparação:
A) Ajuste Curso Martelo (ACM, chave de 1/8): Com a arma montada, ajuste o curso para o mais longo possível. Isto é feito inserindo a chave de 1/8, passando pelo Ajuste da Tensão da Mola do Martelo, passando pela mola até ao martelo e apanhando a cavidade para encaixar a chave. Agora rode a chave no sentido anti-horário (desapertar) até não dar mais. Esta é a posição de começo para os ajustes.
B) Ajuste Tensão Mola Martelo (ATMM, chave de 1/4): com a arma montada, ajuste o ATMM para a menor tensão possível. Isto é feito inserindo a chave de ¼ no ATMM e rodar no sentido anti-horário (desapertar) até este parar. Esta é a posição de começo para os ajustes.
C) Se possível, faça uma Porta de Transferência idêntica de substituição mas com um diâmetro interior de 0.110” ou inferior. É raro uma PCP precisar duma porta superior a 0.110” para atingir os 20ftlbs. Se está a tentar reduzir a potência de (por exemplo) uma Discovery ainda pode fazer a porta mais pequena. Por exemplo, uma que nós afinamos usa-mos uma porta de 0.105” para conseguirmos um pouco menos que 20ftlbs. A Porta de Transferência da Discovery é maior porque é desenhada para trabalhar com CO2 assim precisa de um buraco maior por causa da baixa pressão do CO2. Uma Porta de Transferência que seja larga o suficiente para atingir-mos a velocidade desejada dar-nos-á uma curva de velocidades mais suave. Substituir a porta de transferência não é mandatário mas traz benefícios. No caso da Marauder ajuste a porta de transferência no sentido horário (apertar) até ao fim, depois desaperte 4 voltas. Este é o ponto de começo de ajuste da porta de transferência (APT) que é toda aberta.
Ajustes:
1) Monte a estação cronográfica com a arma assente em sacos de areia em frente ao cronógrafo de forma a permitir uma fácil leitura. A ponta do cano da arma deverá estar a pelo menos a 18” do cronógrafo para leituras correctas.
2) Certifique-se que tem os pontos de começo A B e C acima descritos.
Nota: Você inicialmente irá afinar a sua arma para uma determinada pressão, então você de 5 em 5 tiros terá de encher a arma a essa mesma pressão para manter esta pressão durante os ajustes. Uma vez os ajustes completos então se determinarão a pressão de carga e a contagem de tiros úteis.
3) Carregue a arma a uma pressão que seja acima do meio da gama de carga pretendida. Exemplo: se pretender usar a arma de 2000 a 1000 PSI deverá carregar a arma a 1600 para os ajustes.
Método 1:
4) Aperte (sentido horário) ATMM até sentir a tensão da mola, após sentir a tensão da mola dê mais uma volta.
5) Dispare um tiro e veja em que velocidade está
6) Aumente a ATMM mais uma volta
7) Repita o 5 e 6 até atingir a velocidade desejada
8) Aperte (sentido horário) ACM meia volta
9) Dispare um tiro e veja em que velocidade está
10) Se a velocidade se manteve vá para o 8, Se a velocidade diminuiu vá para 6
11) Mantenha-se a fazer os ajustes (lembre-se de recarregar a arma de 5 em 5 tiros) e cronografar até ficar satisfeito com o ciclo de tiro. Isto é aprendido com a experiencia e não pode ser adequadamente explicado.
Método 2:
4) Arme a arma (puxe a culatra atrás);
5) Aperte (sentido horário) ATMM até notar que o ajuste está a rodar mas na realidade já não está a fazer qualquer efeito. Dispare a arma. Arme novamente a arma. Se a arma não armar desaperte ATMM meia volta de cada vez até a arma armar perfeitamente.
6) Desaperte (sentido anti-horário) ATMM 2 a 3 voltas
7) Dispare um chumbo e verifique a velocidade
8) Desaperte (sentido anti-horário) ACM meia volta
8) Dispare um chumbo e verifique a velocidade
9) Repita 7 e 8 até atingir a velocidade desejada
Poderá observar que à medida que o curso diminui na verdade a velocidade aumenta. Isto é um fenómeno comum que a configuração mais eficiente foi atingida.
10) Mantenha-se a fazer os ajustes (lembre-se de recarregar a arma de 5 em 5 tiros) e cronografar até ficar satisfeito com o ciclo de tiro. Isto é aprendido com a experiencia e não pode ser adequadamente explicado.
Ajuste Fino da Velocidade no Ajuste da Porta de Transferência (APT)
Se a sua PCP tem uma Porta de Transferência Ajustável (como no caso da Marauder) então você pode efectuar o ajuste fino da velocidade.
1) Aperte (sentido horário) o APT 1/4 de volta e cronográfe um tiro.
2) Aperte mais 1/4 de volta e volte a cronografar um tiro.
Repita o processo até atingir a velocidade desejada.
Durante este processo poderá notar que a arma se torna mais silenciosa e gasta menos ar enquanto a velocidade não muda muito. Este fenómeno é comum quando se atinge a configuração de maior eficiência. O número de tiros úteis será maior também.
Outro beneficio duma PCP com APT é que você pode rectificar dramaticamente a curva de velocidades restringindo a Porta de Transferência e aumentando a energia usada para abrir a válvula.
Você irá aumentar a largura da pressão de carga útil e ao mesmo tempo aumentar o número de tiros úteis.
Você terá de ir experimentando configurações até atingir este equilíbrio.
Isto não será explicado aqui, apenas é mencionado para que você tente atingir este equilíbrio e ganhe experiencia nos restantes ajustes.
Testando a Pressão de Carga e o número de Tiros Úteis:
1) Carregue a arma com 100PSI acima da pressão de teste e cronográfe 1 tiro. Escreva a pressão de carga e a velocidade do tiro.
2) Repita 1 até notar que a velocidade caiu cerca de 100FPS comparada com a velocidade obtida nos testes.
3) Carregue a arma com a Pressão de Carga escrita em 2.
4) Dispare uma carga completa pelo cronógrafo escrevendo a velocidade de cada tiro. As velocidades irão subindo devagar, atingindo o valor máximo e depois voltam a descer. Continue até a velocidade do tiro coincidir com a velocidade do tiro #1.
5) Decida qual o spread (diferença entre o tiro mais rápido e o tiro mais lento) aceitável para o seu tipo de tiro. Se for para Field Target 20 a 25 FPS deverá ser o máximo embora há quem use até 35 FPS. Se for para Caça ou tiro vulgar um spread de 50 ou até mesmo 100fps pode ser suficiente para as suas necessidades.
6) Examine a lista de velocidades obtida. Encontre a velocidade mais elevada e subtraia a esse valor a spread que escolheu. Este valor obtido será a velocidade inicial e final.
Por exemplo: A velocidade do tiro #1 foi de 800FPS. A velocidade mais elevada foi de 900FPS. A spread escolhida foi de 25FPS. Então a velocidade inicial e final da lista de tiros úteis será de 900-25=875FPS
7) Olhe para a lista de velocidades e procure o primeiro valor de 875FPS (de acordo com este exemplo) e veja qual o número desse tiro (#1, #2, #3, etc...).
Pelo nosso exemplo: tiro #1 foi 800FPS e o tiro #10 foi 875FPS.
8) Carregue a arma com a Pressão de Carga do tiro #1 e dispare (pelo nosso exemplo) 10-1=9 tiros pelo cronógrafo. O tiro #10 deverá
ter a velocidade correcta e a pressão existente no reservatório será a pressão correcta de carga.
9) Determine a pressão existente no reservatório: Usando uma garrafa ou uma bomba, carregue a arma LENTAMENTE até que a agulha do manómetro pare ou salte para um valor (normalmente ouvirá um click que será a válvula de enchimento a abrir). A pressão indicada no manómetro será a pressão existente no reservatório e deverá ser a partir de agora a sua pressão de enchimento. A arma não deverá ser carregada acima desta pressão porque para pressões superiores o ATMM e o ACM deixarão de estar em equilíbrio. O manómetro da arma também pode servir para determinar a pressão de carga. Carregue sempre a arma até ao valor da pressão que tinha antes de disparar o tiro #10. O manómetro da arma nem sempre é preciso mas deverá ser relativamente consistente. Sendo um manómetro pequeno torna-se difícil carregar a arma sempre na mesma pressão. Poderá fazer marcações no manómetro com um marcador para ajudar a leitura da pressão de carga/recarga. Após estas marcações feitas poderá colar um pedaço de fita-cola sobre o manómetro e recortar o excesso com um x-acto desta forma prevenirá que as marcações se apaguem.
10) Dispare 5 ou 10 tiros pelo cronógrafo para remover algum ar do reservatório.
11) Carregue a arma com a pressão de carga vista em 9 e dispare pelo cronógrafo registando a velocidade de cada tiro. Quando a velocidade do tiro #1 é atingida após ter passado a velocidade mais elevada este será o ultimo tiro útil da carga. Podem existir mais que um tiro na velocidade do tiro#1 então o ideal é disparar mais alguns tiros até se notar que a velocidade realmente está a descer abaixo do valor do tiro #1. Agora risque estes últimos tiros que desceram da velocidade do tiro #1. Conte os tiros que sobraram da lista e ficará com o número de tiros úteis por carga em que os ajustes estão em equilíbrio.
Estes são os pontos de inicio para afinar uma arma PCP. Se a pressão de carga, o número de tiros úteis e velocidade não correspondem
ao desejado então toca a começar de novo com uma pressão de teste diferente. Quanto mais experiencia ganhar seguindo estes procedimentos básicos, melhor proveito conseguirá tirar da sua arma.
Aprecie e dispare pelo seguro.
Ray and Hans Apelles ~ The "A" Team
Tradução por Bruno Silva ~ Vakeiros
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Mrod .177 with EunJin 16.1's = A bad day!!!
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