BENJAMIN MARAUDER 5.5 REGULATED - By Artilheiro

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Re: BENJAMIN MARAUDER 5.5 - By Artilheiro

Postby Artilheiro » Thu Sep 09, 2010 4:04 pm

fredfable wrote:Artilheiro, Voçe é um Mestre...
Parabéins, Eu bato palmas pra seu trabalho...Wow, What a job my Friend.Fred


I appreciate the compliment but I'm nowhere the feet of a "master tuning". If you have the opportunity to see the work of my "guru" Paulo Martins(http://coronhasmartins.com.br/CORONHAS.HTML), that's where you'll see what a beautiful stock. In the future, I intend to make a thumbhole stock starting from Blank.
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Re: BENJAMIN MARAUDER 5.5 - By Artilheiro

Postby DaveShooter » Fri Sep 10, 2010 10:41 am

Artilheiro wrote:Depois de quase quatro meses do recebimento da Marauder 5.5, e após a realização de muitos testes e ajustes. Acho que consegui reunir uma quantidade de dados e informações para este Review.

CARACTERÍSTICAS.
A Benjamin Marauder foi desenvolvida pela Crosman que a equipou com recursos de regulagens, disponíveis apenas em armas de padrão Top. Ela é dotada de um cano Crosman, raiado com choked (ídem BSA Super Tem) e no caso específico da minha, ao retirar o o’ring interno do suporte, ele ficou “flutuante”, o que proporcionou ganho considerável na sua precisão. Ou seja, o que já era bom, ficou melhor ainda. Além disso, ele é Bull Barell, o que garante um disparo bem silencioso. A Marauder trabalha com pressões que variam de 1700PSI(120BAR) a 3000PSI(206BAR). Em razão deste recurso, ela tanto utiliza o PCP como o CO2. Ela pode ser carregada com o uso de uma bomba de mão como por um cilindro de alta pressão. Este recurso, facilita muito a sua maneabilidade, principalmente para aqueles que a utilizam na prática do tiro ao ar livre.

DADOS do FABRICANTE.
Som: cerca de 85dB.(considerado, baixo-médio).
Comprimento do cano: 508mm.
Comprimento total: 1092mm.
Capacidade do magazine(carregador): 10 tiros.
Cano: raiado com choked(“afunilamento” antes da coroa).
Sistema de mira aberta: indisponível.
Sistema de mira ótica: trilho (dovetail) de 11mm.
Peso: 3,4kg. (sem luneta)
Gatilho: ajustável de 2 estágios.
Peso do gatilho: aprox. 680gr.
Soleira: original, ventilada. A minha está com uma ajustável.
Propulsão: PCP(Pre-Charged Pneumatic) ou CO2
Segurança: Manual (alavanca à frente do gatilho)
Configuração: Rifle.

Desmontando a Marauder.
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Conjunto válvula/suporte do manômetro.
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Válvula.
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Parte traseira da válvula.


“pilotinho” da válvula.
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Interior da válvula.
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Mola do “pilotinho”
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Base do Manômetro.
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Suporte do manômetro(int. cilindro) e manômetro.
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Manômetro- conjunto montado no tubo de pressão.
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Vista interna do martelo.


Colocação do martelo no tubo de pressão.
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Transferport.
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Transferport instaldo no tubo de pressão.
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Instalação da culatra (Breech) no tubo de pressão.
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Ponteira de alinhamento do cano no Bull Barell.
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Desmontagem do conector de carregamento.

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GATILHO.
O mecanismo como pode-se ver nas fotos, é totalmente metálico. Possui vários ajustes tais como:
Regulagem do peso do conjunto do gatilho(A),
Regulagem do 1º estágio(B)
Regulagem do 2º estágio(C).
Posição do gatilho(mais avançado ou mais recuado) (D).


Como se não bastassem todos estes ajustes, para deixar o gatilho no padrão “cabelinho”, eu retirei a mola conforme mostram as fotos abaixo. A retirada desta mola do gatilho, reduziu o seu peso em mais de 40%.



MAGAZINE
Como tudo na Marauder prima pela simplicidade, o mecanismo do magazine não foge a regra. Nada de alavancas nem travinhas. Uma mola central,em seu interior(vide foto) é responsável pelo movimento de municiamento. Ou seja, puxou o ferrolho para traz ele automaticamente já posiciona o chumbo na culatra do cano. Empurra-se o ferrolho à frente e pronto. Está carregado. Para municiá-lo, basta deslizar o display de acrílico, que é numerado de 1 a 10 no sentido horário, até que ele trave. Coloca-se o primeiro chumbo e inicia-se o movimento deslizante no sentido anti-horário colocando um chumbo em cada posição. Ao chegar no ponto inicial, é só travar(ouve-se um click) e está pronto para ser inserido na culatra pelo lado direito. Aliás, para quem é destro, é uma mão na roda. Um detalhe, ao se puxar o ferrolho após o 10 tiro, o magazine faz com que o ferrolho fique travado indicando a necessidade de sua troca por outro. Este outro ao ser colocado, basta empurrar o ferrolho à frente que a arma está carregada.



BULL BARELL.
Este é mais um dos pontos altos da Marauder. O sistema composto por quatro câmaras, funciona tão bem que as vezes só se ouve o som metálico do martelo batendo no piloto da válvula de disparo. Teste efetuado pelo Paul Capello obteve um valor pouco maior que 85dB. O mesmo teste efetuado na S410 XTRAC-FAC alcançou 101,2dB.
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CORONHA.
Feita de Faia(um tipo de madeira de Lei), é uma peça muito bem acabada. Leve, possui enpunhadura ambidestra, o que facilia a vida de destros e canhotos. Na minha, retirei a soleira ventilada e coloquei uma ajustável. Resultado, a empunhadura da arma tornou-se muito mais firme e confortável. A fixação da parte mecênica nela, é feita por um único parafuso o que facilita a desmontagem para manutenção.



AJUSTANDO A PRESSÃO DE CARREGAMENTO.
A Marauder foi projetada para trabalhar numa faixa de carregamento que vai de 1700 a 3000PSI. Isto é feito, ajustando-se a pressão da mola do martelo(hammer spring) e o curso do martelo, através de um parafuso central. O acesso tanto à mola quanto ao parafuso, é feito, introduzindo-se uma chave Allen de ¼ (para a mola) e 1/8 (para o parafuso) por um orifício rosqueado no final do tubo de pressão. Na minha arma, por motivos estéticos, aproveitei a rosca e coloquei um parafuso neste orifício. Um dos segredos da Marauder é encontrar o ponto de equilíbrio destes ajustes. Dele, vão depender o consumo de ar por tiro e a velocidade.
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AJUSTE "FINO" DA VELOCIDADE.
Este ajuste, é feito de uma forma precisa para que você possa obter a velocidade que você deseja, dentro dos limites de capacidade da arma. Para isto, é necessário retirar a parte mecânica da arma da coronha. Ele é feito por um parafuso de ação, localizado no corpo da válvula. Quanto mais fechado(sentido horário) menos ar passa pelo Transferport. Conseqüentemente, menos ar passa para o cano, e a velocidade diminui. Girando-o no sentido anti-horário, o fluxo de ar aumenta e a velocidade também. Este ajuste, como todos os demais na Marauder, é muito sensível. Basta dizer, que ¼ de volta faz uma diferença considerável no valor da velocidade. Para ter acesso a este parafuso, é necessário inserir uma chave Allen 3/16, retirar um outro parafuso que funciona de trava(foto 1). Feito isto, e com a mesma chave, dá-se início ao ajuste propriamente dito(foto 2). A partir deste ponto, é que você perceberá que a velocidade ficará quase que constante.
_foto1______________________________foto 2
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É possível fazer um furo na coronha de modo que esta regulagem, possa ser feita sem a necessidade de se retirá-la. É uma um recurso, contudo, de gosto duvidoso.
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Outra forma de se alterar a Vo, não só da Mrod como de qualquer outra PCP, é trocando o Transferport por outro de diâmetro interno menor. Este alías, será um dos próximos ajustes que pretendo fazer. Minha intenção é deixá-la com uma velocidade em torno de 270 a 275m/s com munição de pouco mais de 15gr e numa pressão de saída do transferport de 1600PSI(110BAR).


AGRUPAMENTOS
Todos os testes foram feitos, carregando-se a Mrod com 2600PSI(180BAR) de pressão inicial. Foram feitos agrupamentos à distâncias de 18, 23, 28 e 33m. Ou sejam, as mesmas distâncias para provas de silhueta metálica 1/5, disputadas aqui no Rio. Como na prova existem 5(cinco) silhuetas por distância, foram feitos 5 tiros por tipo de chumbo em cada uma das distâncias. (5x18, 5x23, 5x28, 5x33). Para cada distância, foi registrada a pressão inicial. Este método, proporcionou uma visão do desempenho de cada tipo de chumbo, em relação às distâncias. Ou seja, para uma determinada distância, foi possível detectar o chumbo que melhor agrupa. Depois de testar diversos tipos e marcas de chumbo, os que apresentaram os melhores resultados foram:
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Crosman Premier “Domed”


Crosman Premier “Hollow Point


Barracuda Match Extra Heavy
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JSB Match Exact RS


Portanto, com os dados acima, podemos concluir que na minha Mrod, para 18m o melhor chumbo foi o Brracuda, para 23m o CP“Domed”, para 28m e 33m o CP Hollow Point.


VELOCIDADE
Com os chumbos acima, foram feitos testes de velocidade (Vo), que apresentaram os seguintes valores:
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Bem, num primeiro momento, estes são os resultados que eu queria passar para vocês. A Marauder como dito anteriormente, é uma arma que oferece uma gama muito grande de ajustes. Por isso, à medida que eu for fazendo novos ajustes, atualizarei este review. Semana passada, recebi o cano LW de 24’ que vou colocar nela (uma obra de arte). É claro que isto vai implicar num aumento do comprimento do Bull Barrel já que seu cano original tem pouco mais de 20’, e conseqüentemente, o deslocamento de seu centro de gravidade mais para a frente da arma. Já estou trabalhando também num novo Transferpor. Minha intenção, é aumentar a Vo e diminuir o consumo de ar. Minha meta é atingir uma Vo em torno de 280m/s a 1600PSI(110BAR) com munição de 15,9gr.

I wish I could understand your language--- no offense by that either. I do like the picture break-down.... :D :D :D
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Re: BENJAMIN MARAUDER 5.5 - By Artilheiro

Postby guestufay » Fri Sep 17, 2010 5:06 pm

Bo travaillo,a arma fico boa asi.
D'aqui poco penso também comprar uma marauder e vo lendo a vos noticias.
Fico felis incontrar portogues no forum americano
Boa noite de frança 8-)
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Re: BENJAMIN MARAUDER 5.5 - By Artilheiro

Postby DaveShooter » Tue Sep 21, 2010 8:36 am

guestufay wrote:Bo travaillo,a arma fico boa asi.
D'aqui poco penso também comprar uma marauder e vo lendo a vos noticias.
Fico felis incontrar portogues no forum americano
Boa noite de frança 8-)
Still thanks again for the picture breakdown. Man I still wish I could translate into english or at least understand your language. Again thankyou for pictures. :D :D :D
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Re: BENJAMIN MARAUDER 5.5 - By Artilheiro

Postby Artilheiro » Tue Sep 21, 2010 10:35 am

Dave Shooter, translating into English is like that.

"Good work. The gun was very good as well. Soon I consider buying a Marauder and I will read your information.
Glad to find a Portuguese in America forum.


Only one detail. I am Brazilian.
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Re: BENJAMIN MARAUDER 5.5 - By Artilheiro

Postby guestufay » Tue Sep 21, 2010 1:04 pm

Hello has all is excused to me d' to have written in Portuguese, this n' is not very correct.

Artilheiro please to put to you a photograph of the lower part of the marauder so that I do see how that is made with the regulator?
( gostava ver a part de bacho da marauder,par ver como mete o regulador et o manômetro de presao)

Qu' it calibre (0.177 or 22) to advise me you for shooting on paperboard has 50 metres ?

PS: to afflict for my English, c' is google which translates.

Thank you
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Re: BENJAMIN MARAUDER 5.5 - By Artilheiro

Postby Vakeiros » Tue Sep 21, 2010 2:05 pm

guestufay wrote:Hello has all is excused to me d' to have written in Portuguese, this n' is not very correct.

Artilheiro please to put to you a photograph of the lower part of the marauder so that I do see how that is made with the regulator?
( gostava ver a part de bacho da marauder,par ver como mete o regulador et o manômetro de presao)

Qu' it calibre (0.177 or 22) to advise me you for shooting on paperboard has 50 metres ?

PS: to afflict for my English, c' is google which translates.

Thank you


hi, i don't think he has a regulator...
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Re: BENJAMIN MARAUDER 5.5 REGULATED - By Artilheiro

Postby Artilheiro » Wed Jul 06, 2011 5:35 pm

Projeto Marauder.
Tomando como base as primeiras BAM50 e 51, tunadas pelo Mestre Paulo Martins(que gerencia este projeto Marauder) e, no intuito de manter o design original, não usaremos o cilindro HPA. O corpo da válvula, será usinado de 28mm para 26.7mm(diâmetro interno do cilindro da Mrod). Os "furos" referentes à manômetro, disk burst, e quick fill, serão tamponados com parafusos allem sem cabeça e usinados. A Mrod, já está preparada para tiros a 268m/s com JSB Heavy de 18,1gr, com uma pressão de 1800PSI. A válvula com saída de 1800PSI, já foi comprada pelo Adilson, e deve chegar até meados de maio. É claro que na teoria, funciona. Contudo, na prática certamente serão necessários vários outros ajustes que o Mestre Paulo Martins efetuará. Em razão da não utlização do cilindro HPA, sua autonomia de tiro será reduzida. Ou seja, pelo tipo de provas que disputo, se ela der uns 30 tiros bons, já estaremos satisfeitos. Portanto, em breve teremos a Mrod regulada e com design original. Ha, este projeto pode ser perfeitamente utilizado também nas S-410, alguém arrisca?



O Mestre Paulo Martins achou interessante! E vocês, o que acham da idéia?

Venho agradecer ao Mestre PAULO MARTINS que, com seu conhecimento e sua competência profissional, desenvolveu e produziu o projeto de instalar uma válvula JDS, dentro do cilindro original de uma PCP. Resultado, a primeira Benjamin Marauder regulada. O objetivo do projeto era fazer com que a "Mrod" tivesse uma velocidade de tiro com spread mínimo, mantendo o design original da arma.


Seguem algumas fotos de detalhes de como ficou a Mrod, depois da instalação da válvula JDS.

MANÔMETROS NO CORPO DA ARMA.
O manômetro original(fundo branco), marca a pressão da válvula de tiro - 1800PSI. O segundo(fundo preto) marca a pressão dentro do cilindro da arma - 3000PSI.




MANÔMETROS NA CORONHA.
O original na esquerda. A direita, o que o Mestre Paulo Martins fez na mão com a Dremel.




CONJUNTO.


PARAFUSO DA CULATRA.


Novo FORE-END.
A empunhadura melhorou muito com este modelo.



Os valores abaixo, foram obtidos pelo próprio Mestre Paulo Martins, nos testes por ele realizados.



Para semana, pretendo postar as fotos dos agrupamentos.
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Re: BENJAMIN MARAUDER 5.5 REGULATED - By Artilheiro

Postby RatRacer » Thu Jul 07, 2011 6:22 am

TRANSLATED


Re: BENJAMIN MARAUDER 5.5 REGULATED - By Artilheiro
by Artilheiro on Wed Jul 06, 2011 5:35 pm

Marauder Project.
Taking as its basis the first 51, BAM50 and tunadas by master Paulo Martins (who manages this project Marauder) and, in order to maintain the original design, we will not use the cylinder HPA. The body of the valve is machined from 28 mm to 26.7 mm (inner diameter cylinder Mrod). The "holes" for the manometer, disk burst, and quick fill, are buffered with screws allem without head and machined. The Mrod, is already prepared for 268m shots with Heavy i/o for JSB, 1gr of 18, with a pressure of 1800PSI. The valve with 1800PSI output, has already been bought by Adilson, and should arrive until mid-May. It is clear that in theory, it works. However, in practice it certainly will take several other adjustments that the master logs Paulo Martins. On grounds of non use of the cylinder HPA, their autonomy of shooting will be reduced. That is, by the type of evidence that dispute, if she der uns 30 shots good, we are already satisfied. Therefore, we will soon have the Mrod governed and with original design. Ha, this project can be perfectly used also in S-410, someone in danger?


The Mestre Paulo Martins found interesting! And you, what do you think of the idea?

I thank Mestre PAULO MARTINS, who with their knowledge and their professional competence, developed and produced the project to install a valve JDS, inside the original cylinder of a CFP. Result, the first Benjamin Marauder regulated. The project's goal was to make the "Mrod" had a speed of shooting with minimum spread, keeping the original design of the weapon.


Following are some pictures of the details of how was Mrod, after installation of the valve JDS.

PRESSURE GAUGES IN THE BODY OF THE GUN.
The original gauge (white background), marks the valve pressure shot-1800PSI. The second (black background) marks the pressure within the barrel of the gun-3000PSI.



PRESSURE GAUGES IN THE BUTTSTOCK.
The original on the left. Right, what the master Paulo Martins made in hand with the Dremel.




SET.



BREECH BOLT.


New FORE-END.
The grip has improved a lot with this template.



The values below, were obtained by the master himself Paulo Martins, in tests carried out by him.




Para semana, pretendo postar as fotos dos agrupamentos.
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Re: BENJAMIN MARAUDER 5.5 REGULATED - By Artilheiro

Postby Artilheiro » Thu Jul 07, 2011 8:15 am

RatRacer,thank you for having translated the post
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