BENJAMIN MARAUDER 5.5 REGULATED - By Artilheiro

Submit your Marauder air rifle reviews here, or share links to other reviews you have found on the web.

BENJAMIN MARAUDER 5.5 REGULATED - By Artilheiro

Postby Artilheiro on Sat Aug 14, 2010 3:02 pm

Depois de quase quatro meses do recebimento da Marauder 5.5, e após a realização de muitos testes e ajustes. Acho que consegui reunir uma quantidade de dados e informações para este Review.

CARACTERÍSTICAS.
A Benjamin Marauder foi desenvolvida pela Crosman que a equipou com recursos de regulagens, disponíveis apenas em armas de padrão Top. Ela é dotada de um cano Crosman, raiado com choked (ídem BSA Super Tem) e no caso específico da minha, ao retirar o o’ring interno do suporte, ele ficou “flutuante”, o que proporcionou ganho considerável na sua precisão. Ou seja, o que já era bom, ficou melhor ainda. Além disso, ele é Bull Barell, o que garante um disparo bem silencioso. A Marauder trabalha com pressões que variam de 1700PSI(120BAR) a 3000PSI(206BAR). Em razão deste recurso, ela tanto utiliza o PCP como o CO2. Ela pode ser carregada com o uso de uma bomba de mão como por um cilindro de alta pressão. Este recurso, facilita muito a sua maneabilidade, principalmente para aqueles que a utilizam na prática do tiro ao ar livre.

DADOS do FABRICANTE.
Som: cerca de 85dB.(considerado, baixo-médio).
Comprimento do cano: 508mm.
Comprimento total: 1092mm.
Capacidade do magazine(carregador): 10 tiros.
Cano: raiado com choked(“afunilamento” antes da coroa).
Sistema de mira aberta: indisponível.
Sistema de mira ótica: trilho (dovetail) de 11mm.
Peso: 3,4kg. (sem luneta)
Gatilho: ajustável de 2 estágios.
Peso do gatilho: aprox. 680gr.
Soleira: original, ventilada. A minha está com uma ajustável.
Propulsão: PCP(Pre-Charged Pneumatic) ou CO2
Segurança: Manual (alavanca à frente do gatilho)
Configuração: Rifle.

Desmontando a Marauder.
Image



Conjunto válvula/suporte do manômetro.
Image

Válvula.
Image

Parte traseira da válvula.


“pilotinho” da válvula.
Image

Interior da válvula.
Image

Mola do “pilotinho”
Image

Base do Manômetro.
Image

Suporte do manômetro(int. cilindro) e manômetro.
Image

Manômetro- conjunto montado no tubo de pressão.
Image

Vista interna do martelo.


Colocação do martelo no tubo de pressão.
Image

Transferport.
Image

Transferport instaldo no tubo de pressão.
Image

Instalação da culatra (Breech) no tubo de pressão.
Image

Ponteira de alinhamento do cano no Bull Barell.
Image
Image
Image

Desmontagem do conector de carregamento.

Image



GATILHO.
O mecanismo como pode-se ver nas fotos, é totalmente metálico. Possui vários ajustes tais como:
Regulagem do peso do conjunto do gatilho(A),
Regulagem do 1º estágio(B)
Regulagem do 2º estágio(C).
Posição do gatilho(mais avançado ou mais recuado) (D).


Como se não bastassem todos estes ajustes, para deixar o gatilho no padrão “cabelinho”, eu retirei a mola conforme mostram as fotos abaixo. A retirada desta mola do gatilho, reduziu o seu peso em mais de 40%.



MAGAZINE
Como tudo na Marauder prima pela simplicidade, o mecanismo do magazine não foge a regra. Nada de alavancas nem travinhas. Uma mola central,em seu interior(vide foto) é responsável pelo movimento de municiamento. Ou seja, puxou o ferrolho para traz ele automaticamente já posiciona o chumbo na culatra do cano. Empurra-se o ferrolho à frente e pronto. Está carregado. Para municiá-lo, basta deslizar o display de acrílico, que é numerado de 1 a 10 no sentido horário, até que ele trave. Coloca-se o primeiro chumbo e inicia-se o movimento deslizante no sentido anti-horário colocando um chumbo em cada posição. Ao chegar no ponto inicial, é só travar(ouve-se um click) e está pronto para ser inserido na culatra pelo lado direito. Aliás, para quem é destro, é uma mão na roda. Um detalhe, ao se puxar o ferrolho após o 10 tiro, o magazine faz com que o ferrolho fique travado indicando a necessidade de sua troca por outro. Este outro ao ser colocado, basta empurrar o ferrolho à frente que a arma está carregada.



BULL BARELL.
Este é mais um dos pontos altos da Marauder. O sistema composto por quatro câmaras, funciona tão bem que as vezes só se ouve o som metálico do martelo batendo no piloto da válvula de disparo. Teste efetuado pelo Paul Capello obteve um valor pouco maior que 85dB. O mesmo teste efetuado na S410 XTRAC-FAC alcançou 101,2dB.
Image
Image


CORONHA.
Feita de Faia(um tipo de madeira de Lei), é uma peça muito bem acabada. Leve, possui enpunhadura ambidestra, o que facilia a vida de destros e canhotos. Na minha, retirei a soleira ventilada e coloquei uma ajustável. Resultado, a empunhadura da arma tornou-se muito mais firme e confortável. A fixação da parte mecênica nela, é feita por um único parafuso o que facilita a desmontagem para manutenção.



AJUSTANDO A PRESSÃO DE CARREGAMENTO.
A Marauder foi projetada para trabalhar numa faixa de carregamento que vai de 1700 a 3000PSI. Isto é feito, ajustando-se a pressão da mola do martelo(hammer spring) e o curso do martelo, através de um parafuso central. O acesso tanto à mola quanto ao parafuso, é feito, introduzindo-se uma chave Allen de ¼ (para a mola) e 1/8 (para o parafuso) por um orifício rosqueado no final do tubo de pressão. Na minha arma, por motivos estéticos, aproveitei a rosca e coloquei um parafuso neste orifício. Um dos segredos da Marauder é encontrar o ponto de equilíbrio destes ajustes. Dele, vão depender o consumo de ar por tiro e a velocidade.
Image


AJUSTE "FINO" DA VELOCIDADE.
Este ajuste, é feito de uma forma precisa para que você possa obter a velocidade que você deseja, dentro dos limites de capacidade da arma. Para isto, é necessário retirar a parte mecânica da arma da coronha. Ele é feito por um parafuso de ação, localizado no corpo da válvula. Quanto mais fechado(sentido horário) menos ar passa pelo Transferport. Conseqüentemente, menos ar passa para o cano, e a velocidade diminui. Girando-o no sentido anti-horário, o fluxo de ar aumenta e a velocidade também. Este ajuste, como todos os demais na Marauder, é muito sensível. Basta dizer, que ¼ de volta faz uma diferença considerável no valor da velocidade. Para ter acesso a este parafuso, é necessário inserir uma chave Allen 3/16, retirar um outro parafuso que funciona de trava(foto 1). Feito isto, e com a mesma chave, dá-se início ao ajuste propriamente dito(foto 2). A partir deste ponto, é que você perceberá que a velocidade ficará quase que constante.
_foto1______________________________foto 2
Image
É possível fazer um furo na coronha de modo que esta regulagem, possa ser feita sem a necessidade de se retirá-la. É uma um recurso, contudo, de gosto duvidoso.
Image

Outra forma de se alterar a Vo, não só da Mrod como de qualquer outra PCP, é trocando o Transferport por outro de diâmetro interno menor. Este alías, será um dos próximos ajustes que pretendo fazer. Minha intenção é deixá-la com uma velocidade em torno de 270 a 275m/s com munição de pouco mais de 15gr e numa pressão de saída do transferport de 1600PSI(110BAR).


AGRUPAMENTOS
Todos os testes foram feitos, carregando-se a Mrod com 2600PSI(180BAR) de pressão inicial. Foram feitos agrupamentos à distâncias de 18, 23, 28 e 33m. Ou sejam, as mesmas distâncias para provas de silhueta metálica 1/5, disputadas aqui no Rio. Como na prova existem 5(cinco) silhuetas por distância, foram feitos 5 tiros por tipo de chumbo em cada uma das distâncias. (5x18, 5x23, 5x28, 5x33). Para cada distância, foi registrada a pressão inicial. Este método, proporcionou uma visão do desempenho de cada tipo de chumbo, em relação às distâncias. Ou seja, para uma determinada distância, foi possível detectar o chumbo que melhor agrupa. Depois de testar diversos tipos e marcas de chumbo, os que apresentaram os melhores resultados foram:
Image

Crosman Premier “Domed”


Crosman Premier “Hollow Point


Barracuda Match Extra Heavy
Image

JSB Match Exact RS


Portanto, com os dados acima, podemos concluir que na minha Mrod, para 18m o melhor chumbo foi o Brracuda, para 23m o CP“Domed”, para 28m e 33m o CP Hollow Point.


VELOCIDADE
Com os chumbos acima, foram feitos testes de velocidade (Vo), que apresentaram os seguintes valores:
Image

Bem, num primeiro momento, estes são os resultados que eu queria passar para vocês. A Marauder como dito anteriormente, é uma arma que oferece uma gama muito grande de ajustes. Por isso, à medida que eu for fazendo novos ajustes, atualizarei este review. Semana passada, recebi o cano LW de 24’ que vou colocar nela (uma obra de arte). É claro que isto vai implicar num aumento do comprimento do Bull Barrel já que seu cano original tem pouco mais de 20’, e conseqüentemente, o deslocamento de seu centro de gravidade mais para a frente da arma. Já estou trabalhando também num novo Transferpor. Minha intenção, é aumentar a Vo e diminuir o consumo de ar. Minha meta é atingir uma Vo em torno de 280m/s a 1600PSI(110BAR) com munição de 15,9gr.

Last edited by Artilheiro on Wed Jul 06, 2011 5:37 pm, edited 1 time in total.
User avatar
Artilheiro
 
Posts: 48
Joined: Fri Dec 04, 2009 9:17 am

Re: BENJAMIN MARAUDER 5.5 - By Artilheiro

Postby diarmadhim on Sun Aug 15, 2010 9:29 am

Tudo bom? I never expected to be reading Portuguese on this site! Great review by the way very nice, lots of information.

It is hot here today, I may have to make some caipirinhas today! :D

Ciao

diarmadhim
 
Posts: 53
Joined: Wed Jun 16, 2010 8:59 pm
Location: Small town in Central Oregon

Re: BENJAMIN MARAUDER 5.5 - By Artilheiro

Postby Artilheiro on Sun Aug 15, 2010 12:47 pm

Ciao, it may seem strange but Brazil also has Mrod too. Around here, they are making the greatest success. In this review i tried to give as much information. Currently i'm working on Transferpor. I intend to get a speed shot around 280m/s (918ft/s) at a pressure of 1600PSI. This week, I received the Lothar Whalter 24' barrel. Once it is installed i will inform the results. There are about a caipirinha, give it a try replacing the sugar cane rum for vodka. It is delicious.
User avatar
Artilheiro
 
Posts: 48
Joined: Fri Dec 04, 2009 9:17 am

Re: BENJAMIN MARAUDER 5.5 - By Artilheiro

Postby diarmadhim on Sun Aug 15, 2010 10:28 pm

I look forward to the results after you receive the lothar walther barrel.
I have not yet tried a caipivodka. It would have been much easier to make, because cachaça has not been readily available here until recently.

diarmadhim
 
Posts: 53
Joined: Wed Jun 16, 2010 8:59 pm
Location: Small town in Central Oregon

Re: BENJAMIN MARAUDER 5.5 - By Artilheiro

Postby Vakeiros on Mon Aug 23, 2010 11:48 am

excelente review!
espero ouvir noticias desse LW!
estou à espera da minha MRod que vem do senhor Greg Davis já com o LW mas é .177.

quando ela chegar também faço uma review daquilo já que tenho achado dificil encontrar análises às armas vindas do senhor GD.

cumprimentos de Portugal
Bruno Silva
Air Arms S410 Xtra FAC .22 + Leapers 4-16x50 AO
Benjamin Marauder .177 + ZOS 10-40x60
Benjamin Discovery + ZOS 10-40x50
Diana 75 T01 + Match Diopter
Diana 75 + VitaScope 4x40
Vakeiros
 
Posts: 124
Joined: Fri Feb 19, 2010 10:25 am

Re: BENJAMIN MARAUDER 5.5 - By Artilheiro

Postby Artilheiro on Tue Aug 24, 2010 11:45 am

Recentemente confeccionei em Imbúia(tipo de madeira usada na confecção de coronhas), um "fore-end". Este acessório melhorou mais ainda a empunhadura da arma.
Image
User avatar
Artilheiro
 
Posts: 48
Joined: Fri Dec 04, 2009 9:17 am

Re: BENJAMIN MARAUDER 5.5 - By Artilheiro

Postby Artilheiro on Tue Sep 07, 2010 3:03 pm

Looking to improve on what I think was good, I took courage and made an adjustable Cheek Piece for the Marauder.

Cutting and installing the hardware.


The assembly.
Image

The final finish.
Image
User avatar
Artilheiro
 
Posts: 48
Joined: Fri Dec 04, 2009 9:17 am

Re: BENJAMIN MARAUDER 5.5 - By Artilheiro

Postby Vakeiros on Wed Sep 08, 2010 7:30 am

muito bem artilharia pesada (:P) ficou bastante bom. gostava de uma informação, se a quiseres dar claro, que acabamento deste no cheek piece para ficar da cor de origem?

cumprimentos

english:

very well done heavy artillary (Artilheiro = Artillary Man in portuguese) it looks pretty well. i would like an information, if you want to reveal of corse, how did you finish the cheek piece to match the original stock color?

regards
Air Arms S410 Xtra FAC .22 + Leapers 4-16x50 AO
Benjamin Marauder .177 + ZOS 10-40x60
Benjamin Discovery + ZOS 10-40x50
Diana 75 T01 + Match Diopter
Diana 75 + VitaScope 4x40
Vakeiros
 
Posts: 124
Joined: Fri Feb 19, 2010 10:25 am

Re: BENJAMIN MARAUDER 5.5 - By Artilheiro

Postby Artilheiro on Wed Sep 08, 2010 10:24 am

Vakeiros wrote:..., que acabamento deste no cheek piece para ficar da cor de origem?


Betume diluído em redutor de tinta automotiva. Quanto mais redutor, mais claro o Betume fica.
User avatar
Artilheiro
 
Posts: 48
Joined: Fri Dec 04, 2009 9:17 am

Re: BENJAMIN MARAUDER 5.5 - By Artilheiro

Postby fredfable on Wed Sep 08, 2010 9:19 pm

Artilheiro, Voçe é um Mestre...
Parabéins, Eu bato palmas pra seu trabalho...

Wow, What a job my Friend.

Fred
fredfable
 
Posts: 6
Joined: Mon Aug 09, 2010 6:11 pm

Next

Return to Marauder Reviews

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests